02 jun Estado diz que o metrô de superfície está garantido
O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina, garantiu, ontem, que o metrô de superfície de Florianópolis será construído, mesmo com a exclusão da Capital catarinense da lista das 12 sedes do país para a Copa do Mundo de 2014. As cidades-sedes escolhidas foram anunciadas domingo pela Fifa, e Florianópolis ficou de fora.
O metrô deve ligar o Centro à região continental da cidade. Segundo Gallina, o projeto foi contratado e deve ficar pronto em seis meses. Depois, será feita a licitação para a execução da obra, com prazo de conclusão para 2011, data prevista, também, para a entrega da recuperação da Ponte Hercílio Luz, por onde o metrô deve passar.
– Temos que trabalhar o transporte diferenciado. Estamos convictos que o metrô de superfície é um dos caminhos para diminuir a quantidade de veículos que aportam na Ilha. Essa é uma ação que nós vamos fazer, estamos trabalhando – disse o secretário.
Geografia dificulta a mobilidade na Capital
Um estudo do pesquisador Valério Medeiros, da Universidade de Brasília, apontou que Florianópolis tem a mobilidade mais complicada entre 21 capitais brasileiras.
Para Medeiros, o principal motivo para o desempenho ruim da cidade no estudo é a geografia, pois o espaço onde Florianópolis cresceu tem muitos morros, lagoas e dunas, o que impediu a continuidade da malha viária.
(DC, 02/06/2009)