30 jan Praia do Matadeiro sofre com poluição do rio Sangradouro, em Florianópolis
Problema recorrente nas praias mais visitadas do Norte durante a alta temporada, a poluição dos rios que transforma praias próprias em impróprias para banho também já é uma realidade no Sul da Ilha de Santa Catarina. Assim como acontece no Rio Capivari, nos Ingleses, é a vez do Rio Sangradouro manchar a imagem da isolada praia do Matadeiro com uma água escura, viscosa e mal cheirosa.
A situação chamou atenção do morador Roger James na tarde desta terça-feira. Em cima da passarela que leva à Praia do Matadeiro, ele registrou imagens do rio para compartilhar nos grupos de mensagem de moradores. “Faz 20 anos que estou aqui e nunca tinha visto assim. Essa espuma branca mostra que é esgoto puro”, afirmou.
O forte odor e a coloração escura do rio também chamaram atenção do casal Daiana e João Bernardo, que passeava de bicicleta e se aproximou do leito do rio que corre em direção ao mar. “A gente nem se arrisca a passar pelo rio”, conta Daiana, impressionada com o cardume de alevinos e até alguns camarões que pareciam estar em busca de oxigênio para sobreviver na água poluída.
Os professores Fernando e Graça Monteiro, que há 30 anos residiram no Sul da Ilha, tiveram coragem para cruzar o rio a pé, com água na altura das canelas, e ficaram impressionados com a poluição. “Há 30 anos isso aqui era lindo. Hoje, está muito sujo. Na praia tem até uma espuma amarela”, relatou Fernando, que atualmente mora em Brasília e está de férias na capital catarinense.
(Confira matéria completa em ND, 30/01/2019)