18 dez Living Lab Florianópolis: Conheça os projetos selecionados no programa de inovação para cidades inteligentes
Os dez projetos que vão compor a primeira edição do Living Lab Florianópolis, iniciativa para desenvolver soluções para cidades inteligentes na Capital, foram anunciados nesta segunda-feira (17.12) pela comissão técnica – nos últimos dias foram selecionados os 20 melhores projetos, que passaram por etapa de entrevista com os empreendedores.
Lançado no final de outubro, durante o Smart City Forum, o Living Lab Florianópolis é um programa da Rede de Inovação municipal, convênio da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) com a Prefeitura de Florianópolis e metodologia desenvolvida pelo grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é integrar entidades, empresas, academia, governo municipal e moradores, para gerar pesquisa e desenvolvimento para tornar a capital catarinense em uma cidade inteligente.
Entre os projetos selecionados estão plataformas para segurança, controle de tráfego e automação residencial, soluções para agricultores urbanos e para participação dos cidadãos na gestão pública, além de veículos elétricos para compartilhamento.
Conforme definido no edital, as empresas selecionadas agora devem apresentar um planejamento de ações (até a próxima quarta-feira, dia 19.12) e, depois de aprovado, assinam o termo de compromisso que oficializa a participação no programa.
Conheça os 10 projetos aprovados no Living Lab Florianópolis:
Smart Homes – Automação Residencial e Predial para monitorar incêndios e notificar autoridades.
ManejeBem – Plataforma para auxiliar agricultores urbanos e periurbanos, conectando-os com técnicos agrícolas.
Qendu – Segurança eletrônica com controle de acesso.
Sigmais Traffic – Plataforma para contagem/monitoramento do tráfego de veículos.
Smartgreen – Automação para medição, corte e religamento da energia elétrica.
WiFeed – Hotspot de internet com plataforma de mídia para ambientes com fluxo de pessoas.
CityTech – Plataforma para tornar gestão pública participativa e inteligente com uso de inteligência artificial
RunClub – Plataforma para conectar participantes de eventos esportivos que buscam um local para se hospedarem durante eventos com anfitriões.
ParticipAct / Fundação UDESC – Plataforma colaborativa para participação cidadã
Mobilis – Veículos elétricos para aluguel/compartilhamento.
(SCInova, 17/12/2018)