27 nov Parque Linear do Córrego Grande recebe prêmio de arquitetura
O projeto do Parque Linear do Córrego Grande foi premiado no 10º Prêmio AsBEA de Arquitetura, que aconteceu no Instituto Tomie Otake em São Paulo, na segunda, dia 26 de novembro, e reúne os mais importantes escritórios de arquitetura do país.
A realização do projeto é do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem, o primeiro escritório de Santa Catarina a ser reconhecido na premiação da AsBEA, no ano de 2008. Desde então, o JA8 já recebeu premiações em outras quatro edições do Prêmio AsBEA.
A realização do projeto do parque é das sócias do escritório JA8, Juliana Castro e Clarice Wolowski, com Cesar Floriano. O projeto foi o vencedor na categoria Obras Edificadas. O parque conta com uma grande ponte para pedestres e ciclistas e já está incorporado pela comunidade local. Ele foi financiado por cinco empresas de Florianópolis, lideradas pela Dimas Construções, que coordenou todo o processo, desde a contratação do escritório premiado até sua inauguração no ano de 2016.
Humanização da Rua Bocaúva
Um outro projeto do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem que também foi premiado no 10º Prêmio ASBEA de Arquitetura, foi a Humanização da Rua Bocaiúva. Esse projeto foi agraciado com uma menção honrosa na categoria Obras Ainda não Edificadas. A humanização da Bocaiúva, que tem diariamente um grande fluxo de carros, é uma iniciativa do Sebrae a partir do programa de Revitalização de Espaços Comerciais. O projeto teve o apoio da Associação FloripAmanhã, da CDL Florianópolis, do Beiramar Shopping e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O projeto de humanização que vem sendo desenvolvido para a rua Bocaúva é o de dar prioridade para o pedestre. Essa humanização prevê a melhoria da caminhabilidade e o aumento das possibilidades de permanência das pessoas no local.
O Prêmio
O Prêmio AsBEA deste ano premiou os melhores projetos arquitetônicos brasileiros visando a valorização da criatividade e a inovação dos arquitetos do país.
Ele foi dividido em duas modalidades: Obras concluídas nos últimos cinco anos e projetos não edificáveis. O prêmio foi dividido em oito categorias: Edifícios e conjuntos residenciais; Edifícios comerciais; Edifícios de serviços e uso misto; Edifícios institucionais; Edifícios industriais; Arquitetura corporativa e de interiores; Residências e Projetos especiais.