23 ago Em organização, a Rede de Apoio às Ocupações Urbanas de Florianópolis
Da Coluna de Carlos Damião (ND, 22/08/2018)
O DCE Luís Travassos (UFSC) e movimentos sociais realizam nesta quinta-feira (23/8) uma “Reunião Aberta de Articulação da Rede de Apoio às Ocupações Urbanas de Florianópolis”. O encontro será às 18h30 no DCE (campus da UFSC). O objetivo é construir uma mesa com os diversos movimentos de ocupações urbanas e com a comunidade acadêmica que estuda, trabalha ou atua na questão urbana, em especial na questão da moradia”.
A organização explica que “a Grande Florianópolis passa por uma profunda crise habitacional e a Universidade Federal de Santa Catarina deve ser um espaço de rico debate e formulação sobre estes problemas. Cumprir com a função social da universidade é articular a produção de conhecimento e de intervenção na realidade com os principais desafios do século XXI e com as principais necessidades do povo brasileiro”.
Devem participar da reunião estudantes, professores, representantes dos centros acadêmicos da UFSC, assim como dos núcleos de ensino e pesquisa, programas de extensão, escritórios modelo, além de militantes dos movimentos sociais.
Uma das entidades que participarão do evento é o Assentamento Comuna Amarildo de Souza, reconhecido oficialmente como um PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) pelo Incra. A ocupação ocorreu originalmente numa área improdutiva da SC-401, próxima do acesso ao bairro de Jurerê, em 2013. Obrigados a deixar o local, deslocaram-se para uma área de 140 hectares, em Águas Mornas, cedida pelo Incra. Lá, os Amarildos, como são chamados os assentados, trabalham na produção de agroecologia desde 2014.