Conferência do WTTC discute as mudanças no mercado de turismo

Conferência do WTTC discute as mudanças no mercado de turismo

Durante a 9ª Cúpula Global de Viagens & Turismo 2009 debatedores falaram da importância de as empresas conhecerem bem seus clientes e, assim, criarem destinos únicos

A 9ª Cúpula Global de Viagens & Turismo 2009 do WTTC (World Travel & Tourism Council) reunida em Florianópolis, Santa Catarina, iniciou o painel deste sábado (16) com debate sobre os principais valores da sociedade moderna e como eles impactam na decisão de compra dos consumidores. Para discutir o tema, estiveram presentes Peter Greenberg, jornalista; Brett Tollman, presidente da The Travel Corporation; Deepak Ohri, CEO do Lebua Hotels & Resorts; Arnie Weismann, editor Chefe do Travel Weekly US; Sonu Shivdasani, presidente & CEO do Six Senses Resorts & Spas, e Vinicius Lummertz, secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Santa Catarina.

Nos dias atuais, com alta competitividade de mercado, variedade de produtos e de serviços turísticos e mudanças culturais em ebulição é necessário que as empresas conheçam bem os desejos e necessidades dos clientes. Para Brett Tollman, presidente da The Travel Corporation, “hoje as pessoas escolhem seletivamente como investir seu dinheiro com propósitos muito claros e nessas decisões há valor”. Já Vinicius Lummertz, secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, acredita que “o objetivo principal de qualquer destino turístico é criar experiências únicas, singulares e inesquecíveis. O sentido do luxo atualmente é ter algo que os outros não têm. Isso é uma mudança de valor importante ao desenhar estratégias de marketing”.

Avanços tecnológicos e a velocidade da transmissão de informação geram oportunidades importantes para as empresas divulgarem quem são, quais seus valores, quais as boas práticas sustentáveis que realizam. De acordo com Deepak Ohri, CEO do Lebua Hotels & Resorts, “uma mudança de valor importante é como as pessoas buscam informações hoje em dia. Aqui as mídias sociais têm maior peso do que as mídias tradicionais que estamos acostumados a usar”.

Para os debatedores, a partir de agora as empresas precisam viabilizar que os clientes tenham um conhecimento maior do destino turístico visitado porque querem se envolver mais com a cultura local. Outro aspecto importante é que os principais diferenciais de mercado serão a flexibilidade, o estabelecimento de relações duradouras, conversar e entender os clientes, investir em capacitação dos colaboradores e disseminar seus valores em toda cadeia produtiva porque, a cada dia, os consumidores irão decidir investir seu dinheiro em empresas que acrescentem algo positivo para a sociedade.

(ABN, 18/05/2009)