18 maio Decreto vai transformar GTC em instituição permanente de prevenção a catástrofes naturais
O Grupo Técnico Científico de Prevenção a Catástrofes Naturais em SC (GTC) realizou mais uma reunião de trabalho, no dia 15 de maio, na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. O encontro serviu para finalizar relatório semestral das ações do Grupo e definir as próximas etapas de trabalho.
O Coordenador Geral do GTC e Presidente da Fapesc, Diomário Queiroz, destacou aos presentes que seguem as ações para viabilizar recursos e institucionalizar o GTC. Ele informou que já está sendo redigido um decreto que vai tornar o GTC uma instituição permanente, vinculada à Fapesc, apoiada tecnicamente pela Epagri, para dar suporte às ações da Defesa Civil.
Queiroz relatou também os trabalhos de captação de recursos do GTC, que pleiteia a introdução de uma emenda na Medida Provisória que vai trazer recursos de R$ 300 milhões para as obras de recuperação das enchentes no Estado. Segundo a redação da emenda, R$ 10 milhões desse montante seriam destinados ao GTC para compra do radar meteorológico e outras ações.
O governo já está trabalhando junto à bancada federal para aprovação da emenda e, paralelamente, seguem as solicitações de recursos via Ministério da Ciência e Tecnologia e Fundo Social Estadual. Também foi autorizada pelo governo a liberação de recursos via Fapesc para dar início às ações do GTC. “Por isso a importância de termos os projetos já redigidos e um bom relatório das atividades desse primeiro semestre”, destacou o Coordenador do GTC, lembrando que estes documentos vão reforçar a argumentação em torno da necessidade de liberação das verbas.
Ele apresentou ainda relato sobre a visita feita ao Inpe em 13 de maio visando estabelecer parcerias científicas com o Estado e uma reunião realizada com o senador Geral Althoff, coordenador do Grupo Reação, que manifestou satisfação com o trabalho do GTC e informou sobre outras ações para captação de recursos.
Por fim, Queiroz falou da intenção de se criar um Centro de Referência Nacional Para Prevenção de Catástrofes Naturais, que seria abrigado pela Epagri/Ciram. A criação desse Centro seria fomentada por uma articulação nacional entre Fundações de Apoio à Pesquisa e Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia
(Epagri, Adjori/SC, 18/05/2009)