11 jul Meses após carnaval, carros alegóricos continuam na passarela do samba em Florianópolis
Cinco meses depois do desfile das escolas de samba de Florianópolis, carros alegóricos continuam na Passarela Nego Quiridu. Deixadas ao ar livre, as alegorias estão se deteriorando, e acumulando sucata e lixo.
Os representantes das escolas de samba dizem que não têm dinheiro para manter os carros guardados em barracões, por isso ficam na passarela.
“Cada escola paga R$ 8 mil por mês de galpão, aquele é o ambiente do samba, o que falta a gente discutir é a segurança dentro da passarela, a utilização da passarela e se nós passarmos o túnel, vamos ver ferro e uma série de materiais que foram usados para construção do túnel com segurança, gradeado. É isso que a gente quer”, disse o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) Fábio Botelho.
A área é aberta, qualquer pessoa tem acesso, e à noite moradores de rua têm dormido no local.
“Tem que sair de lá, porque ali na passarela do samba não pode ficar sujeira. Pode pegar bicho, mosquito de dengue. Isso dali era pra estar fora há muito tempo”, disse o marinheiro Emerson de Moraes.
Incêndio
Em março, um dos carros pegou fogo. As chamas, segundo os bombeiros, teriam sido provocadas por pessoas que frequentam a área.
Logo depois do incêndio, a prefeitura declarou que as escolas retirariam as alegorias e que as ferragens seriam guardadas debaixo da arquibancada da passarela. Mas, até agora, nada foi feito. Ainda tem muito pano, papel, plástico, materiais que podem pegar fogo facilmente. Muitos deles foram parar no mar.
Poder público
A prefeitura diz que as escolas devem se organizar desde já com espaços para colocar o material em 2019. Um serralheiro deve ser contratado para desmontar os carros que ficarão guardados embaixo da arquibancada.
Por enquanto, não há prazo para que isso ocorra. A prefeitura garantiu que a limpeza é feita pela Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap) e que todos os dias tem uma viatura da Guarda Municipal no local.
(G1SC, 10/07/2018)