27 jun Laboratório de Inovação Urbana de Florianópolis começa a dar seus primeiros frutos
O Laboratório de Inovação Urbana de Florianópolis, iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), concretiza seu primeiro projeto: o sistema de videomonitoramento compartilhado entre os próprios lojistas e moradores, instalado na Rua Vidal Ramos, com câmeras, software e aplicativo mobile pronto para o uso. A ação conta com a parceria das empresas Seventh, Unifique, Intelbras, Teltec e Khronos, coordenação técnica da ACATE e articulação da ACIF.
“É uma evolução da rede de vizinhos. Os lojistas e residentes da rua agora já podem acessar as imagens das primeiras câmeras instaladas, que estão funcionando 24 horas por dia. Além disso, também disponibilizamos acesso gratuito à internet para as pessoas que passam ou permanecem lá”, diz Thais Nahas, representante da ACATE no projeto.
Segundo o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, esta é apenas a primeira de muitas experiências que serão realizadas no Laboratório de Inovação Urbana. “Este projeto na Vidal Ramos trouxe muito aprendizado e começa a mostrar os resultados esperados. Com o apoio da ACATE, da ACIF, e da participação dos lojistas, moradores e também de outras entidades, queremos trazer mais inovações para o ambiente urbano de Florianópolis”, afirma. Empresas que desejarem testar na Rua Vidal Ramos soluções inovadoras para Cidades Inteligentes podem entrar em contato com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis pelo e-mail superintendente.cti@pmf.sc.gov.br e telefone (48) 3952-7007.
(PMF, 26/06/2016)