13 maio Passeio para se divertir e aprender
Os olhinhos curiosos e o medo misturado com a excitação aumentaram ainda mais a expectativa para o passeio de Canasvieiras até o fim da Praia da Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, na manhã de ontem.
Cerca de 25 crianças de quatro e cinco anos da Creche Jardim Atlântico embarcaram na escuna Capitão Noronha para uma aula diferente. O passeio, primeiro de barco de muitos dos meninos e meninas, fez parte do projeto Escola do Mar.
Sara Cristine Bene, de quatro anos, gosta de desenhar tartarugas. Ela estava ansiosa para saber se encontraria um animal durante o passeio.
Também pela primeira vez navegando, Luciele Maria Ocker, cinco anos, disse que o animal marinho predileto é o golfinho, mas que havia problema por não ter visto um.
– Passear de barco é muito legal – disse.
A saída dos alunos reforçou o que a professora Jaqueline Müller já tinha trabalhado dentro da sala de aula. Alguns ecossistemas foram mostrados de perto, aumentando o conhecimento das crianças sobre o meio ambiente e, consequentemente, a vontade de preservar.
Objetivo é fazer viagens com os professores
Com as crianças, a ideia é observar o tipo de árvore, de ocupação próxima à praia e, principalmente, ter a experiência de navegar.
No apoio, explicando sobre a natureza e os animais, acompanharam o grupo um zoólogo marinho, um engenheiro de aquicultura, uma professora de educação física e a bióloga e coordenadora da escola, Silvane Dalpiaz do Carmo.
Segundo ela, o passeio de ontem foi o terceiro do ano, mas estão previstos mais de cem. Além de aulas para crianças, a escuna vai levar professores para fazer treinamentos.
(Lilian Simioni, DC, 13/05/2009)