07 maio A velha senhora é parte da nossa identidade
Da Coluna de Cacau Menezes (NSC, 05/05/2018)
Será que os californianos não se importariam se a Golden Gate Bridge, construída 10 anos depois da Hercílio Luz, fosse desprezada? Primeiro que isso não ocorreria, porque a Califórnia, assim como outros centros urbanos desenvolvidos, prezam pelas suas riquezas culturais.
Em Santa Catarina, há vozes propugnando a derrubada da ponte Hercílio Luz e a construção de uma outra de concreto armado. É por isso que o nosso Estado é paupérrimo em preservação histórica e cultural. Imaginem destruir um monumento, o único totalmente de ferro, porque se gasta muito dinheiro em sua restauração. Ora, se há superfaturamento de suas obras, como alegam, então que sejam acionados os órgãos de combate à corrupção e que prendam seus autores. O que não pode é simplesmente apagar um símbolo histórico.
É a ausência de memória histórica e o desprezo aos valores culturais que mantêm a autoestima dos catarinenses na sola do pé. Absurdo! Até a literatura catarinense foi abolida do currículo da UFSC.
Está na hora de o governo do Estado se preocupar com a preservação de nossas riquezas artísticas, literárias, históricas, enfim, com a nossa identidade.