03 maio Pesca da tainha 2018 é tema de reunião ampliada na Câmara Municipal de Florianópolis
Discutir e esclarecer dúvidas sobre a pesca da tainha em 2018. Durante a reunião na Câmara de Vereadores na sexta-feira (27/4), foi abordado os benefícios de um sistema de cotas que vai monitorar a quantidade de toneladas de peixes capturados. A iniciativa, inédita no Estado, tem como objetivo manter o preço estável da tainha no mercado e garantir uma safra maior nos próximos anos.
O gerente de Pesca e Aquicultura do Estado de Santa Catarina, Sergio Winckler da Costa, apontou que o sistema de cotas será aplicado no Estado para estabelecer um limite máximo sustentável de captura. “São destinadas 2.400 toneladas para pesca industrial e 1.100 para a pesca anilhada”.
O vereador Roberto Katumi (PSD), autor do requerimento para realização do encontro, destacou que é necessário estabelecer um diálogo com os representantes catarinenses na Câmara Federal. “Temos um prazo curto até dia 15 deste mês para entregar a licença aos pescadores. Precisamos de celeridade na veiculação desta portaria para o licenciamento das embarcações ser autorizado”.
(CMF, 27/04/2018)