Susto no Aeroporto Hercílio Luz

Susto no Aeroporto Hercílio Luz

Passageiros com sintomas foram isolados e hospitalizados

Dois passageiros do voo 3414 da TAM que desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, na sexta-feira à noite, foram encaminhados para o Hospital Nereu Ramos, na Capital, depois de apresentarem sintomas similares aos da gripe A.

De acordo com a equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atua no aeroporto, o casal vinha de Buenos Aires e fez escala em Porto Alegre, antes de chegar à Capital catarinense, às 21h50min.

Entenda a doença e veja no mapa onde há casos confirmados no mundo

Antes dos 87 passageiros desembarcarem, a aeronave foi encaminhada para uma área de isolamento.

Os dois passageiros, um casal que mora em Florianópolis, apresentavam febre e tosse e foram examinados por um médico que presta serviços terceirizados para a Infraero e que não tinha permissão para fornecer informações.

Por volta das 23h, os demais passageiros já estavam liberados, e o avião, depois de passar por um procedimento de desinfecção, partiu para Guarulhos, em São Paulo, às 23h40min.

Terminais são monitorados

Desde o final do mês passado, todos os aeroportos, portos e a fronteira de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira, são monitorados pela Anvisa. No aeroporto de Florianópolis, além dos fôlderes que são distribuídos para os viajantes, com informações sobre medidas preventivas, informes sonoros também alertam a população sobre os sintomas da doença.

A partir desta segunda-feira, banners com dois metros de altura cada estarão instalados nas paredes dos aeroportos. A intenção é reforçar as informações caso algum passageiro apresente sintomas da doença.

São eles: febre alta repentina, maior ou igual a 38ºC, tosse acompanhada ou não de dores de cabeça, dores nas articulações e dificuldades respiratórias.

(Nanda Gobbi, DC, 10/05/2009)