07 maio Cicloturismo será discutido em Florianópolis durante evento
Já pensou em viajar pelo mundo usando como meio de transporte uma bicicleta? Pois é esta a idéia do Cicloturismo, percorrer longas distâncias pedalando. Uma junção de diversão e aventura. Para os adeptos a essa nova modalidade de turismo, conhecer os lugares de bicicleta proporciona uma “visão diferente” do lugar, mesmo que seja um trajeto antes conhecido.
Para Antônio Olinto, autor de vários livros sobre cicloturismo e fundador do projeto de cicloturismo no Brasil: “O cicloturismo enquanto forma de viajar é fascinante, pois a bicicleta tem uma “magia especial” que atrai as pessoas. Diferente de qualquer outro veículo. Quando chegava às localidades com minha bicicleta carregada eu atraía a atenção das pessoas que vinham conversar comigo para saber mais sobre o que estava fazendo.
Nesta hora, a bicicleta realiza um papel marcante de forçar o relacionamento com as pessoas do local, sendo assim, o viajante tem a oportunidade de conhecer mais sobre o país e as pessoas que são muito mais que os lugares, pois tem verdadeiros universos dentro de si”, explica.
O cicloturismo também modifica a visão do exercício físico, ou seja, um cicloturista não busca quebrar recordes, mas sim, desafios, recreação e conhecimento. Buscando valorizar esta nova prática de turismo, Florianópolis sediará nos dias 10 a 12 de maio, o Workshop “Cicloturismo e suas perspectivas no Brasil”, que acontecerá no Hotel Canto da Ilha (Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas). O evento inicia as discussões sobre o turismo na Cidade, já que dois dias depois acontecerá o WTTC (evento internacional que discutirá o setor).
(Correio da Ilha, 06/05/2009)