Resíduo em sala de aula passa a ser separado

Resíduo em sala de aula passa a ser separado

Coleta seletiva e reciclagem é atividade de alunos de Gastronomia e Nutrição nas aulas de produção em cozinha

Da preocupação com o destino adequado para os resíduos gerados pelos acadêmicos de Gastronomia e Nutrição, durante as aulas práticas, surgiu a atividade intitulada de “Separação dos resíduos sólidos gerados durante as atividades na cozinha produtiva dos cursos de Gastronomia e Nutrição”, organizada pelo monitor Milton Stefanello, acadêmico da 4ª fase do curso de Gastronomia.

A separação dos resíduos iniciou no 2º semestre de 2008, mas foi agora, no 1º semestre de 2009, que a atividade se intensificou. A conscientização junto aos alunos que utilizam a cozinha ocorreu através de atividades realizadas pelo monitor Milton, como produção e fixação de cartazes em setores da cozinha contendo informações e instruções, além de fôlderes contemplando orientações sobre a coleta e reciclagem de resíduos.

Conforme a professora dos cursos de Gastronomia e Nutrição, Renata Bongiolo Magenis, esta atividade possui a finalidade de orientar e conscientizar os alunos para a importância da redução na produção de resíduos durante as aulas práticas. “Pensamos também na formação do profissional e na importância de levarem essa consciência e atitude para seus futuros locais de trabalho”, explica.

Milton, como monitor e também acadêmico, acredita que a atividade é de extrema importância e urgência, devido as mudanças ambientais que estão ocorrendo. “Todos os acadêmicos deveriam, incondicionalmente, abraçar a causa, pois o aluno exerce importante influência em todos os que o cercam e essa influência agregará mais pessoas ao programa da coleta seletiva e reciclagem”, conclui.

(Unisul, por e-mail, 05/05/2009)