17 nov Temporada de obras na Capital
Os motoristas terão que conviver com transtornos ainda maiores no trânsito de Florianópolis durante o Verão. Mesmo com o cronograma em dia, duas grandes obras avançarão a temporada, provocando novas dificuldades que se somarão ao aumento do fluxo de veículos na cidade.
A região continental sofrerá com as interferências provocadas pela construção do Elevado de Capoeiras. A Ilha será afetada pelos trabalhos do Elevado do Itacorubi, localizado no principal acesso à Lagoa da Conceição e às praias do Leste, que estão entre as mais procuradas por moradores e turistas.
O secretário municipal de Obras, Aurélio Remor, garantiu que os dois trabalhos estão dentro do cronograma e o ritmo das obras é normal.
O Elevado do Itacorubi – no entroncamento entre a Avenida da Saudade e as rodovias SC-401 e SC-404, junto ao Cemitério do Itacorubi – é para desafogar o trânsito na região, que chega a 12 mil veículos por dia.
A expectativa é que em aproximadamente 10 dias seja liberada a pista superior da SC-404, restabelecendo a ligação direta com a SC-401, em direção às praias do Norte. As obras de construção da rampa do Elevado do Itacorubi devem iniciar ainda este mês. Mas, para evitar transtornos ainda maiores, Remor afirmou que, durante a temporada, não serão realizados trabalhos no eixo central, na Avenida da Saudade. Esta fase deverá começar somente após o Carnaval.
Parte dos trabalhos ficará para depois do Carnaval
O Elevado de Capoeiras é para facilitar o trânsito na interseção que recebe, diariamente, um fluxo de 50 mil veículos. Remor disse que a rótula, que está interditada para as obras, deve ser liberada na primeira quinzena de fevereiro. Dois novos retornos na Avenida Ivo Silveira já estão em fase de implantação.
Outra obra em andamento na região – a Beira-Mar Continental – também está dentro do cronograma e a previsão de conclusão para março de 2008, mantida.
(Taís Shigeoka, DC, 17/11/2006)