09 abr Pesquisadoras da Udesc apresentam estudo sobre imagem da Polícia Militar de Santa Catarina
Pesquisadoras do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ouviram mais de 1,4 mil moradores da Grande Florianópolis para saber como eles veem a Política Militar de Santa Catarina (PMSC). Os resultados da pesquisa mostram, entre outras conclusões, que para mais de 60% dos entrevistados, a imagem da corporação é neutra (nem positiva, nem negativa).
A pesquisa foi conduzida pelas professoras Aline Regina Santos, da área de marketing e serviços públicos, e Ana Paula Grillo Rodrigues, da área de psicologia organizacional. Ambas são professoras do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag. As alunas Fabíola Gostek Pessôa e Luisa Dominoni Diogo da Silva procederam a coleta de dados.
Foram ouvidos 1.401 moradores da Grande Florianópolis, em setembro e outubro de 2017. Do total de entrevistados, 366 pessoas foram abordadas presencialmente, no centro de Florianópolis, e 1035 em ambiente online.
Ainda que esse tipo de amostragem não garanta em si a generalização do resultado para toda a população, os pesquisadores tomaram precauções para minimizar o risco de viés na coleta de dados.
Imagem
Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 4, no quartel do Comando Geral da PM-SC, ao comandante da corporação, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e ao secretário de comunicação do Governo do Estado, Marcelo Mello Rego.
De acordo com a professora Aline Santos, “a pesquisa de imagem tem como principal benefício auxiliar nas estratégias de comunicação institucional, as quais envolvem não apenas a ações de comunicação em mídia de massa, Internet e redes sociais, mas também ao contato pessoal e interações que ocorrem entre o público-alvo e a organização”.
Resultados
As pesquisadoras da Udesc Esag destacaram durante a apresentação os principais resultados da pesquisa de imagem da PMSC:
– Para mais de 60% dos entrevistados a imagem da PM é neutra;
– A imagem da PM é mais positiva para quem respondeu em ambiente on-line do que presencialmente;
– A PM tem uma marca forte (o escudo com estrela), reconhecida por mais de 80% dos entrevistados;
– A palavra “segurança” é a mais associada à PM;
– Entre os que responderam à pesquisa on-line, a avaliação do contato com a PM é mais positiva do que entre os entrevistados presencialmente;
– A PM tem uma avaliação positiva para mais de 60% os entrevistados que relataram contato com a corporação, no que se refere à postura profissional, agilidade e solução de problemas;
– Há uma relação direta entre o contato com a PM (tendo a pessoa solicitado ou não a presença da polícia) e a imagem positiva entre os entrevistados.
(Udesc, 06/04/2018)