05 abr Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia realiza primeira reunião de 2018
Congregando chefs, donos de restaurantes, representantes da academia e de entidades ligadas à gastronomia, a Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia esteve reunida nesta segunda-feira (26/03), no Boteco Zé Mané, em Coqueiros, para projetar as ações do grupo para 2018 e compartilhar as principais realizações de 2017. Este ano os projetos incluem a realização do Concurso Cultural gastronômico em novo formato e o lançamento do Observatório da Gastronomia no segundo trimestre.
O Observatório da Gastronomia tem como um dos seus objetivos mapear e compartilhar as informações relacionadas à cadeia produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado, sociedade civil, universidades e organizações multilaterais. É uma iniciativa pioneira do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, com coordenação do Senac e da FloripAmanhã. Para a secretária executiva da FloripAmanhã, Márcia Teschner, “o Observatório será uma vitrine do Programa e possibilitará novos negócios”, destacou Márcia.
O Observatório terá como função o registro de informações, tanto de produções científicas quanto de dados quantitativos, além da divulgação destes. Pretende-se que o conteúdo sirva de base para geração de conhecimento – boletins de tendências, relatórios, metodologias, ferramentas de pesquisas – e fomento de políticas públicas para a Região Metropolitana de Florianópolis e de apoio para outras regiões.
A iniciativa está atrelada à chancela Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO, assim, respeita em suas ações as dimensões da sustentabilidade, resiliência, inclusão e segurança, de acordo com os objetivos da Agenda 2030.
A Coordenação do Observatório da Gastronomia é uma parceria entre Senac e FloripAmanhã e tem previsão de lançamento para o segundo trimestre de 2018. O Observatório da Gastronomia está hospedado dentro do Portal Gastronomia Criativa Brasil, onde também haverá divulgação de notícias e eventos do setor.
Durante a Confraria foram relembradas as principais ações do ano de 2017, inclusive com o relato dos participantes que viajaram e representaram a cidade em eventos e intercâmbios. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, além da sua participação no evento E.Criativa, também contou como está sendo o trabalho para regulamentar a Lei de Inovação da capital e como o setor de Turismo e Gastronomia podem se inserir para buscar recursos para projetos inovadores.
Sirha São Paulo
O chef coordenador da Confraria, Narbal Corrêa participou do Sriha São Paulo, realizado em março de 2018. Presente em seis países, o Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha) é um evento voltado para profissionais de food service e hotelaria. No Brasil o evento é presidido por Claude Troisgros.
Para Corrêa o melhor do Sirha foi participar da eliminatória do concurso de pâtisserie. “O que mais impressiona é ver esses concursos com as arquibancadas cheias e também a oportunidades de assistir diversas palestras de qualidade”.
Objetivos gerais da Confraria:
-
Ser um espaço permanente para compartilhar experiências, conhecimentos, boas práticas e técnicas; e de debate sobre ações e legislações que impactam na gastronomia local;
-
Reverberar ações do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia;
-
Construir redes de parcerias público privado, fortalecendo assim a cadeia produtiva da gastronomia;
-
Ajudar a preservar expressões culturais como saberes, modos de fazer, celebrações, costumes e outras tradições da culinária local e tradicional;
-
Colaborar no fomento da gastronomia tradicional e contemporânea, para a estruturação de produtos e roteiros turísticos;
-
Apoiar ações que dêem visibilidade nacional e internacional para a gastronomia e cultura local, incrementando assim o turismo qualificado e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade;
-
Estimular uma maior conscientização da população para a qualidade dos serviços;
-
Propor políticas públicas que apoiem e incentivem o fortalecimento da gastronomia como bem imaterial.
Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia
Desde o dia 2 de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que compõe a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Esta rede reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
“Esse título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia pode ajudar a promover o setor, além de ser um canal de discussão e de troca de experiências”, disse o chef de cozinha, João Lombardo durante a primeira reunião da Confraria da Gastronomia de Florianópolis em 2018.
Os demais integrantes da Confraria também destacaram que deve-se dar importância para esse título, realizando ações concretas para que a cidade cresça ainda mais no ramo da Gastronomia, divulgando a culinária local e motivando os restaurantes que ainda não estão envolvidos com o Programa.
Ao final da Confraria, o presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Santa Catarina, Leandro Batista de Melo Silveira, apresentou a cachaça catarinense e mostrou rótulos premiados
O encontro foi realizado no Boteco Zé Mané, em Coqueiros, que recebeu a Confraria com entradas que remetem às demais Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia. Como prato principal serviu o famoso “mocosadinho”, como é intitulado o escondidinho da casa.