16 mar Florianópolis tem ato em homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada no RJ
Centenas de manifestantes se reuniram no Centro de Florianópolis no final da tarde desta quinta-feira (15) para prestar uma homenagem a Marielle Franco, vereadora do PSOL que foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro na noite de quarta (14). Eles levaram faixas, cartazes e bandeiras para o ato. A manifestação terminou por volta das 19h40.
Marielle Franco foi morta a tiros dentro de um carro na Região Central do Rio por volta das 21h30 de quarta. Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução.
A organização e a Polícia Militar não têm estimativa do número de participantes.
À noite, os manifestantes caminharam por ruas do Centro de Florianópolis. Eles também acenderam velas em homenagem a Marielle Franco. O ato terminou na escadaria da Catedral Metropolitana da cidade, onde faixas e cartazes foram deixados.
Artista se mobiliza em homenagem
O artista plástico Bruno Barbi, que dedica os trabalhos e estudos sobre a pele negra diante do apelo social em pinturas espalhadas pelas ruas de Florianópolis, fez durante a tarde desta quinta uma homenagem à vereadora.
A pintura com o retrato de Marielle Franco foi feita no Centro nas mediações onde foi realizado o protesto. “Tenho um projeto pessoal e independente desde 2014 de pintar na região do Centro antigo, na ideia de resgatar esse espaço por meio da arte e da cultura. Como a mobilização foi muito emblemática, eu não poderia me omitir diante disso. Então fui para a esquina do ato e fiz a pintura”, disse.
(G1SC, 15/03/2018)