Dias Velho deve virar museu

Dias Velho deve virar museu

Edificação já sediou de Cadeia a Câmara de Vereadores da cidade

O histórico prédio do Palácio Dias Velho passará por uma recuperação para voltar a ser utilizado. Em uma vistoria, foram identificadas as principais necessidades da antiga Casa de Câmara e Cadeia, erguida entre 1771 e 1780 e situada em frente à Praça XV de Novembro.

Uma pesquisa arqueológica no subsolo precederá a obra de reforma. Com base na literatura e em estudos, os arqueólogos mapearam quatro pontos para escavação, acreditando na probabilidade de encontrar elementos que contam a história da cidade.

A segurança do imóvel e dos vizinhos foi eleita como prioridade no início dos trabalhos. A limpeza geral interna e externa removerá carpetes, mobiliário abandonado e fiação elétrica para impedir a ação de cupins, umidade e risco de incêndio.

Ao mesmo tempo, o telhado será recuperado, evitando infiltrações. Divisórias, balcões, amadeirados, vidros e estruturas sem valor histórico serão retirados para dar leveza e ventilação ao local.

Conforme o levantamento feito durante a vistoria, a parte original da casa está intacta. A estrutura será conservada e adaptada. Futuramente, a proposta é que o local seja transformado em museu.

Prédio abrigou órgãos importantes do município

A edificação sediou outros órgãos, como a Assembleia Legislativa, o Tribunal do Júri, o Arquivo Histórico do Município, o gabinete do prefeito e a Câmara Municipal. No início do século 20, a cadeia foi retirada dali, tendo o prédio sofrido uma grande reforma, conferindo-lhe a aparência que mantém até hoje. Em 2005, a Câmara Municipal foi transferida da edificação. Desde então, o Palácio Dias Velho foi aberto somente para eventos esporádicos.

(DC, 20/04/2009)