16 abr Ponte Colombo Salles ganha corredor exclusivo de ônibus
Nessa quinta-feira, 16, entrará em funcionamento um corredor exclusivo para ônibus na faixa de rolagem da direita da ponte Colombo Salles, identificado por uma linha branca horizontal contínua. A terceira linha branca da cidade vai funcionar 24 horas diárias dando preferência para o transporte coletivo (urbano, intermunicipal e rodoviário) no sentido Ilha-Continente, complementando o corredor exclusivo já implantado num trecho de 150 metros entre a saída do TICEN e a Colombo Salles.
O corredor de ônibus começará já na ponte Colombo Salles numa faixa exclusiva de mais de 800 metros na faixa mais à direita, onde somente poderão circular veículos do transporte urbano, intermunicipal e rodoviário. Nas duas cabeceiras da ponte serão adotadas faixas preferências para ônibus (identificadas por uma linha branca pontilhada no asfalto) onde os carros de passeio também poderão transitar.
Do final do corredor do TICEN até a ponte serão cerca de 200 metros de faixa preferencial que permitirão aos motoristas acessar as três faixas de rolagem da Colombo Salles. Na saída da ponte a faixa preferencial permitirá aos carros seguirem para o Estreito. O vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes, explica que a adoção dos corredores para ônibus faz parte de várias medidas que a Prefeitura está tomando para priorizar o transporte urbano e melhorar o trânsito na cidade.
O novo corredor vai beneficiar diretamente certa de 40 mil passageiros/dia, especialmente nos horários de pico, agilizando a passagem na ponte e reduzindo o tempo de percurso dos ônibus urbanos e intermunicipais. A medida foi estudada por técnicos de trânsito da Prefeitura e Polícia Militar e durante os 15 primeiros dias serão realizadas medidas educativas juntos aos motoristas que transitarem pela faixa exclusiva. Conforme a PM só serão aplicadas multas após um período de adaptação dos motoristas.
A utilização de corredores exclusivos para ônibus faz parte da política de priorizar o transporte Urbano da Prefeitura que já implantou faixas na saída do TICEN e para o Sul da Ilha nos horário de pico dos dias úteis. A medida teve ampla aceitação dos condutores e passageiros e deverá ser colocada em prática também na avenida Mauro Ramos e no trecho final da Beira-mar Norte.
(PMF, 16/04/2009)