14 dez Dia D para obra de acesso ao aeroporto
Da Coluna de Rafael Martini (DC, 14/12/2017)
Técnicos do Deinfra, da Fatma e da Secretaria de Articulação Nacional do governo do Estado se reúnem hoje, em Brasília, com a direção do Instituto Chico Mendes e representantes da área de concessões da Secretaria-Geral do governo federal. O encontro será no Palácio do Planalto. Na pauta, a liberação do traçado alternativo para o acesso ao aeroporto Hercílio Luz.
A tese defendida pelo governo do Estado é de que a Fatma tem autonomia para conceder a licença ambiental necessária para a obra, que não passará dentro da reserva da costeira do Pirajubaé, administrada pelo ICMBio. Na prática, a rodovia ficará a apenas seis metros da área considerada de preservação permanente. Para o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, o material que será apresentado pela Fatma é um estudo robusto sobre o impacto ambiental, esclarecendo toda e qualquer dúvida ainda existente em Brasília sobre o traçado da via. “Não tenho dúvida de que apresentaremos o material mais completo elaborado até hoje sobre este caso”, disse.
A expectativa no Centro Administrativo em relação ao acordo na reunião de hoje é tamanha que este 14 de dezembro já está sendo chamado informalmente de Dia D do traçado nos corredores do governo do Estado. “Nós compreendemos a angústia dos suíços do Floripa Airport diante da burocracia brasileira, mas mantemos nosso compromisso de entregar o acesso pronto no primeiro semestre de 2019”, afirmou Flores.