01 dez Moradores relatam transbordamento de esgoto na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Quando acordou na terça-feira, 28, e saiu para caminhar pela rua de casa, o aposentado Ernesto S. Thiago, de 77 anos, levou um susto. No local conhecido como Ponta do Pitoco, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, um riacho de água e esgoto corria pelo gramado e espalhava um mau cheiro daqueles.
— É um fedor insuportável, e o pior é que o esgoto continua correndo. Isso aqui é uma agressão ecológica, é o fim da picada! — reclama Ernesto.
A reportagem da Hora esteve no local na quarta-feira, 29, e viu de perto a situação. Na rua, via-se pela boca de lobo que a capacidade de drenagem da água da chuva está aquém do necessário. Com isso, aquele chorume “subiu” pela terra e alagou o gramado que costuma receber famílias e jovens nos dias de sol, transformando-o em um charco de aparência e cheiro repugnantes.
O que dizem prefeitura e Casan
Enviamos as fotos do local para a Casan e a Superintendência de Habitação e Saneamento da prefeitura de Florianópolis. A Casan afirma que a responsabilidade é da prefeitura, tendo em vista que, aparentemente, se trata de uma rede pluvial em que houve alguma ligação irregular de esgoto.
Já o superintendente de Saneamento, Lucas Arruda, disse que o “lançamento de esgoto na rede de drenagem (da água da chuva) é uma ação proibida por lei” e que Florianópolis tem muitas irregularidades deste tipo. Arruda não informou se uma equipe será deslocada para o local, apenas disse que a prefeitura está reformulando o programa “Se Liga Na Rede”, a fim de facilitar que a população regularize o despejo de esgoto.
(Hora de Santa Catarina, 30/11/2017)