Metade das sinaleiras com aviso sonoro não funciona em Florianópolis

Metade das sinaleiras com aviso sonoro não funciona em Florianópolis

Florianópolis conta com quatro sinaleiras com aviso sonoro, mas apenas duas estão em funcionamento. A falta de acessibilidade dificulta a mobilidade dos cerca de 3 mil deficientes visuais que moram no município, como mostrou o Jornal do Almoço.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) diz que em breve a situação dos dois semáforos será resolvida. “Acredito que em 15, 20 dias estejam em funcionamento normal”, disse a autoridade de trânsito do SMDU, Deivid Fernandes.

Até julho deste ano, uma empresa realizava a manutenção dos sinais sonoros, mas desde então a prefeitura assumiu a gerência. “Os equipamentos atuais foram entregues para fazer testes. Eles não foram adquiridos”, explica Fernandes.

Ainda segundo a prefeitura do município, até o final do ano, 15 novos equipamentos devem ser instalados na capital catarinense.

Em todo o estado, o Ministério Público de Contas (MPC) já notificou 28 cidades catarinenses sobre a necessidade de implantação de semáforos com aviso sonoro. O acessório é garantido por lei federal desde 2000.

(G1sc, 20/11/2017)