21 nov Metade das sinaleiras com aviso sonoro não funciona em Florianópolis
Florianópolis conta com quatro sinaleiras com aviso sonoro, mas apenas duas estão em funcionamento. A falta de acessibilidade dificulta a mobilidade dos cerca de 3 mil deficientes visuais que moram no município, como mostrou o Jornal do Almoço.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) diz que em breve a situação dos dois semáforos será resolvida. “Acredito que em 15, 20 dias estejam em funcionamento normal”, disse a autoridade de trânsito do SMDU, Deivid Fernandes.
Até julho deste ano, uma empresa realizava a manutenção dos sinais sonoros, mas desde então a prefeitura assumiu a gerência. “Os equipamentos atuais foram entregues para fazer testes. Eles não foram adquiridos”, explica Fernandes.
Ainda segundo a prefeitura do município, até o final do ano, 15 novos equipamentos devem ser instalados na capital catarinense.
Em todo o estado, o Ministério Público de Contas (MPC) já notificou 28 cidades catarinenses sobre a necessidade de implantação de semáforos com aviso sonoro. O acessório é garantido por lei federal desde 2000.
(G1sc, 20/11/2017)