16 nov Prefeitura de Florianópolis e Casan assinam ordem de serviço para ETE do Sul da Ilha
Foi assinada na manhã desta quarta-feira (15) a ordem de serviço que autoriza a obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Sul da Ilha, em Florianópolis. O ato foi realizado no gabinete do prefeito Gean Loureiro com a presença do diretor-presidente da Casan, Valter José Gallina.
A estação é considerada uma das obras de saneamento mais aguardadas da Grande Florianópolis. Quando estiver concluída, em 2019, permitirá a operação da rede de coleta já implantada na região do Campeche e que frequentemente é alvo de ligações irregulares.
De acordo com o presidente da Casan, serão 25 mil moradores beneficiados naquela região, que poderão, enfim, fazer a correta conexão do imóvel à rede pública de coleta de esgoto. “Isso significa mais qualidade de vida, saúde pública e melhora ambiental, com saneamento”, argumenta. “Além disso, é a única ação efetiva e eficaz para resolver o problema do Riozinho, que tanto tem sofrido com o despejo irregular de esgoto”, acrescenta Gallina.
Ele explica que a primeira etapa acontecerá na região do Campeche, mas depois, em uma segunda fase, a obra incluirá o Ribeirão da Ilha e a Tapera. Para Gallina, a parceria com a prefeitura foi fundamental para a implantação da estação. “Temos reuniões periódicas desde o começo do ano”, lembra.
O prefeito Gean Loureiro também ressaltou a importância da ETE. “Esta obra vai melhorar a balneabilidade das praias, ajudará a preservar os rios da região e levará mais saúde aos moradores e turistas, cumprindo mais uma promessa de nossa gestão”, diz o prefeito Gean Loureiro.
(Veja Matéria completa em ND, 15/11/2017)