01 nov Esgoto in natura está sendo despejado na Lagoa da Chica, no Campeche
A Lagoa da Chica, no bairro Campeche em Florianópolis, que foi humanizada em março deste ano através de Termos de Ajuste de Conduta (TAC), custeada pela Celesc, está sendo poluída por esgoto in natura despejado na rede pluvial.
O local é habitat de muitos animais, inclusive de um jacaré-de-papo-amarelo. Na área da lagoa também há um parque para crianças e lugares para lazer e prática de esporte.
Moradores filmaram o esgoto correndo livremente para dentro da Lagoa através do cano da rede e denunciam.
O bairro Campeche vem sofrendo danos ambientais, talvez alguns irreparáveis, com o despejo de esgoto in natura na rede pluvial. As duas lagoas do bairro estão recebendo esgoto da rede, que polui e destrói os patrimônios naturais de Florianópolis. A orla do Campeche também esta afetada pelo mesmo problema, nesta temporada provavelmente as duas principais entradas da Praia do Campeche estarão contaminadas.
Gean Loureiro, ex-presidente da Fatma, e agora prefeito da capital, disse no ato da revitalização da lagoa:
“Eu lembro de ter visitado este local em 2013, quando o mato e o lixo tomavam conta da paisagem. Recuperamos o espelho d’água e construímos uma estrutura no entorno para contemplação. É outro local”, disse Gean.
Na ocasião, o movimento SOS Campeche Praia limpa levou um documento para o prefeito pedindo que haja fiscalização da vigilância sanitária nos esgotos clandestinos do bairro.
Caso não haja uma mobilização conjunta entre poder publico e os moradores do bairro, o Campeche estará condenado a destruição da orla e lagoas.
(Riozinho, 31/10/2017)