31 out UFSC promove ’24ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina’, de 10 a 12 de novembro
O Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida para a 24ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina, de 10 a 12 de novembro. O Núcleo instituiu, em 1996, o Troféu Açorianidade com objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina. A entrega do troféu será no Clube Sete de Setembro, Centro de Palhoça – SC.
A escolha de pessoas, profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus é feita anualmente pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos. Este Conselho é formado por 62 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais, Fundações e Associações Culturais, Grupos Folclóricos, que atuam no litoral catarinense. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.
A criação do protótipo do Troféu Açorianidade foi feita através de concurso público realizado em 1996, aberto a todo Estado de Santa Catarina sendo vencedor o Artista Plástico João Aurino Dias “Dão”. Nesta obra podemos ver a presença da religiosidade através da Bandeira e Pomba do Divino Espírito Santo, notamos a presença de um bote baleeiro, embarcações trazidas pelos açorianos e no verso deste troféu têm o registro de movimentos da dança folclórica açoriana.
Os nomes destes troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano. A Ilha de Santa Catarina empresta o nome ao décimo troféu, que acreditam ser a décima Ilha do arquipélago Açoriano.
Mais informações no site ou pela página do Facebook.
(Ufsc, 30/10/2017)