20 set Oficina criativa vai discutir futuro da Ponte Hercílio Luz
Da Coluna de Carlos Damião (Notícias do Dia, 19/09/2017)
Oficina Criativa Governança em Rede Nossa Ponte é o evento programado para 5 de outubro, das 13h30 às 17h30, na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis. A promoção é da Associação FloripAmanhã, com apoio da própria CDL, prefeitura da Capital, movimento Traços Urbanos, CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), ACE (Associação Catarinense de Engenheiros), entre outras entidades.
Com inscrições gratuitas, o encontro vai debater principalmente o futuro da Ponte Hercílio Luz, cuja reforma terminará em 2018, com foco especial no uso do entorno (acessos).
O economista Luiz Gonzaga Galvão, da Associação Amigos da Cidade, enfatiza a necessidade de participação popular na oficina, advertindo: “Há ‘ideias’ e projetos sobre a utilização da ponte depois de restaurada, que deixarão o trânsito mais caótico ainda. Os locais de ‘entrada e saída’ hoje são de difícil acesso e não há projetos definitivos ainda sobre essa dificuldade. Para tal, como pretendem, terão que derrubar casas centenárias, edifícios recém construídos e acabar com o Parque da Luz, nossa única área verde central”. “Precisamos dizer ‘não’ à falta de planejamento em nossa cidade, à falta de sensibilidade dos burocratas de plantão”, finaliza o economista.
Em manifestação recente, a prefeitura de Florianópolis admitiu que não há estudos definidos para a recuperação dos acessos e sua adequação a um dos propósitos do governo do Estado: a utilização da ponte para o sistema de transporte coletivo.
O dia do debate é justamente o primeiro marcado para a mais radical intervenção na Hercílio Luz, com a transferência total de carga para a base de sustentação – operação necessária para a troca dos olhais e cabos de sustentação. Isso será feito entre os dias 5 e 6 de outubro, nos períodos noturnos. O trabalho completo deve durar quatro meses.