11 set Pesquisador da Nasa faz palestra em Florianópolis nesta segunda-feira
Com palestra do cientista James Spann, da Nasa (National Aeronautics and Space Administration, a agência espacial americana), o Senai Conecte abre, nesta segunda (11), em Florianópolis, as oficinas de contraturno do segundo semestre de 2017. Entre as atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses estão satélites meteorológicos embarcados em latas descartáveis (de refrigerante, por exemplo) e impressoras 3D. As oficinas envolvem alunos de Florianópolis e de Criciúma, cidades onde é oferecido o ensino médio Conecte da instituição (que em Santa Catarina integra a Fiesc). No ano que vem, o modelo de ensino integrado ao curso técnico em informática será levado a Brusque, São José e Tijucas.
James Spann apresentará aos estudantes duas palestras, uma sobre a própria agência e outra sobre clima espacial, tema sobre o qual é especialista. Ele estuda as imagens da aurora, bolhas de plasma na atmosfera, interação entre partículas e luz, e a anomalia magnética do atlântico sul, que prejudica, por exemplo, a navegação precisa com GPS no Brasil.
O desenvolvimento de satélites embarcados em latas é chamado de cansat, termo que associa a expressões “can” (lata, em inglês) e “sat”, de satélite. “Em termos de educação, o projeto tem muitas possibilidades de abrir portas e abrir a cabeça de alunos ainda em formação em relação a seus interesses”, afirma a professora Maria Cecília Pereira, da Universidade Feceral de Minas Gerais (UFMG), que prestará consultoria ao projeto. Segundo ela, o cansat não se caracteriza como uma revolução tecnológica. “Seu maior mérito é despertar vocações e mostrar para alunos de ensino médio como a engenharia é feita”. Ela ressalta a relevância da iniciativa na inclusão de mulheres no desenvolvimento tecnológico.
(Veja matéria na íntegra em Notícias do Dia, 10/09/2017)