01 set Inscrições para a gincana do ReÓleo na Capital são prorrogadas até o dia 13 de setembro
Da Coluna de Janine Alves (Notícias do Dia, 31/08/2017)
Foram prorrogadas, até o dia 13 de setembro, as inscrições para a terceira edição da gincana do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). De acordo com o diretor da iniciativa, Luiz Falcão de Moura, a ACIF atende aos pedidos das escolas da Capital, que solicitaram mais prazo para participar da ação. “Houve muitas solicitações de participação e queremos dar oportunidade às instituições que nos procuraram”, afirma.
Nesse ano, serão abertas 35 vagas para o evento, que ocorrerá de 18 a 29 de setembro na Capital. A intenção é arrecadar e reciclar uma grande quantidade de óleo de cozinha, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas voltadas à educação ambiental por crianças e adolescentes. Podem participar escolas públicas e particulares, inclusive núcleos de educação infantil e creches localizados na cidade.
A divulgação dos vencedores será realizada na primeira semana de outubro. A instituição de ensino que conquistar o primeiro lugar receberá um notebook e um aparelho data show. Para a segunda e terceira colocadas, serão entregues notebooks. Os interessados podem se inscrever pelo site acif.org.br/gincana-do-reoleo.
Falcão destaca a importância do incentivo à conscientização ambiental e sustentabilidade desde a infância. “A preservação do planeta começa com as nossas atitudes, no cotidiano. Investir na educação dessas crianças e jovens é o melhor caminho para mudarmos, para melhor, o nosso país e o mundo”, destaca.
O ReÓleo, que reconhece os empreendimentos que priorizam a sustentabilidade, já colocou a capital catarinense, duas vezes, no Guinness Book, como cidade que mais coleta e recicla óleo no planeta. Desde o início do programa, em 1998, foram coletados 3.807.359 milhões de litros de óleo. Foram ainda cadastrados 1938 parceiros, realizadas 357 palestras e sensibilizadas 39.116 crianças na Grande Florianópolis. Em 2017, esses números foram de 243.240 litros de óleo coletado, 86 novos cadastrados na iniciativa, 28 palestras promovidas e 2.569 crianças sensibilizadas na região metropolitana.