UFSC e Rede Cedes realizam Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

UFSC e Rede Cedes realizam Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

A Universidade Federal de Santa Catarina e a Rede Cedes promoveram nesta terça-feira, 15, no auditório do Centro de Desportos da UFSC, o I Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Santa Catarina.

O evento contou com duas mesas temáticas. Na primeira a professora Leila Mirtes Magalhães Pinto (UFMG e SNELIS/ME) falou sobre “A trajetória da Rede CEDES no contexto das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil”, enquanto que na segunda a professora Simone Rechia (PPGEF/UFPR e Presidente do CBCE), apresentou o tema “Cidades educativas: esporte e lazer nos espaços públicos “.

“Nesse seminário inaugural da Rede Cedes em Santa Catarina, esperamos poder debater o esporte e lazer, pensando em uma sociedade mais justa e igualitária”, explica o coordenador do projeto, professor Rogério Santos Pereira.

Criada em 2003 pelo Ministério do Esporte, a Rede CEDES – Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer – apoia a criação de projetos voltados à prática do esporte como atividade social. Operando em conjunto com instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, seus estudos tangem as áreas humanas e sociais, obtendo dados de grupos de pesquisa com atividades físicas para qualificar essas iniciativas.

Em Santa Catarina o projeto está localizado no Centro de Desportos da UFSC, sob a coordenação geral do professor Rogério Santos Pereira e coordenação de pesquisa professora Luciana Fiamoncini. “Essas ações só são possíveis porque há um esforço conjunto entre várias instituições como a UFSC, Ministério dos Esportes FESPORTE e a Secretária de Esporte de Florianópolis no sentido de promover o esporte e o lazer tanto na qualidade de vida das pessoas como na pesquisa acadêmica”, destaca o reitor Luiz Carlos Cancellier.

Também estiverem presentes na solenidade o Diretor de Esportes da FESPORTE-SC, Dárcio de Saules, o Secretário de Cultura, Esportes e Juventude de Florianópolis, Márcio Luiz Alves e o diretor do Centro de Desportos, Antônio Renato Moro.

(Ufsc, 17/08/2017)

Tags: