Florianópolis terá programação especial na semana de incentivo à amamentação

Florianópolis terá programação especial na semana de incentivo à amamentação

A Prefeitura de Florianópolis participa do movimento Agosto Dourado com atividades que marcam a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017. O objetivo é estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças, da família e da sociedade em geral.

No mês do Agosto Dourado intensificam-se as ações de educação em saúde sobre os benefícios do aleitamento materno em todas as unidades de saúde do município. A ideia é reforçar a informação de que o leite materno é o único alimento capaz de garantir a sobrevivência humana em condições de extrema escassez, tendo o maior percentual de impacto para garantir a saúde infantil.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente com leite materno. Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de 4 meses e de 52,4% em menores de 6 meses, sendo considerada a segunda capital com a melhor prevalência de aleitamento materno exclusivo.

Para manter esses índices, são promovidas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como os hospitais amigos da criança, bancos de leite, Central de Incentivo ao Aleitamento Materno, grupos de gestantes na iniciativa pública e privada e adesão à licença maternidade de 6 meses para as funcionárias municipais.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis conta, atualmente, com 35 tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil pelo Ministério da Saúde, que propõe a construção de atividades voltadas à amamentação e alimentação saudável adequadas à realidade de cada local, com a corresponsabilidade de todos para a construção de um fluxo de acolhimento ao usuário e a concretização das metas pactuadas.

As oficinas da estratégia são realizadas nos centros de saúde, que também oferecem Cantinhos da Amamentação – espaços destinados à promoção do aleitamento materno. Além disso, o projeto Creche Amiga da Amamentação foi implantado em 32unidades de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o Capital Criança, através do Programa Saúde na Escola.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia, 30/07/2017)