Justiça Federal determina embargo de obras na Zona Costeira da Praia Pântano do Sul

Justiça Federal determina embargo de obras na Zona Costeira da Praia Pântano do Sul

Da Coluna de Rafael Martini (DC, 27/07/2017)

A Justiça Federal determinou nesta quinta ao Ibama e ao ICMBio o embargo imediato de todas as obras na Zona Costeira da Praia do Pântano do Sul, sem os devidos licenciamentos. A decisão é do juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis (Vara Ambiental) e atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em uma ação civil pública (ACP) contra a União, o Município, a Floram e os próprios Ibama e ICMBio.

O MPF propôs a ação na última quarta-feira para obter a identificação a delimitação e a caracterização jurídica e técnica de todas as intervenções em bens da União situados naquela região e que não estariam de acordo com a lei. A Zona Costeira da Praia do Pântano do Sul compreende as praias do Pântano do Sul, Açores, Solidão e Saquinho, entre o limite norte da Ponta do Marisco e o limite sul da Ponta do Pasto.

Enquanto isso
Vídeos apresentados pelo MPF demonstrariam “a existência de obras em ritmo acelerado na região, sem as respectivas licenças do Ibama e/ou ICMBio, o que pode gerar, em poucos dias, degradação ao meio ambiente de forma irreversível”, afirmou o juiz. A liminar terá vigência “no mínimo até que os réus prestem informações nesta ação, com o objetivo de assegurar o resultado útil do processo”, escreveu Krás Borges.