26 jul Casan anuncia 16 obras e aluguel de caminhões-pipa durante a Operação Verão 2018
A menos de quatro meses do início do verão, engenheiros da Casan se reuniram nesta quarta-feira (25) para tratar dos planos para a temporada que mais atrai turistas a Santa Catarina. Entre os assuntos abordados pelos técnicos estão os detalhes do abastecimento de água na Grande Florianópolis durante a Operação Verão 2018, as obras da maior adutora do Estado e o aluguel de geradores e caminhões-pipa como medida de segurança.
Diferentemente de 2015, quando houve a necessidade de 38 ações, e do ano passado, quando a Casan produziu cerca de 30 obras e melhorias, a Operação Verão 2018 está restrita a 16 pontos e obras. Além das adutoras de 800 e 1.200 mm, o planejamento prevê até dezembro melhorias nas redes e estações de tratamento dos Ingleses, Vargem Pequena, Rio Tavares, Lagoa e Barra da Lagoa, novos conjuntos moto-bomba para os sistemas Costa Norte e Costa Leste, limpeza geral de poços e adutoras e revisão completa das instalações elétricas. Estes procedimentos são realizados no Litoral e nas demais regiões que recebem visitantes.
Como tem feito preventivamente nos últimos anos, a Casan também vai locar geradores para enfrentar as quedas de energia em suas unidades e uma frota de caminhões-pipa como medida de segurança.
Na temporada passada, a marca recorde de 220 milhões de litros/dia de água tratada foi ultrapassada quase todos os dias na Grande Florianópolis. Neste ano, se necessário, será possível até superar estes números, pois a oferta será maior. No dia 15 de janeiro, a Casan disponibilizou 186 milhões de litros apenas para consumo de Florianópolis, indicando que naquele dia havia aproximadamente 1,2 milhão de pessoas na Capital, cuja população fixa é de 470 mil. Foi o maior volume de água consumido até hoje em Santa Catarina no período de um só dia.
(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 25/07/2017)