Os mirantes de Florianópolis

Os mirantes de Florianópolis

Veja o vídeo e as imagens no link Notícias do Dia Florianópolis

A Ilha de Santa Catarina pode ser admirada a partir de seis mirantes. A paisagem é maravilhosa em qualquer um deles, a diferença está na estrutura, manutenção e segurança.

Morador de Belém (PA), o engenheiro Djalma Vasconcelos, 61, esteve em Florianópolis no começo do mês, mas não conseguiu visitar o mirante do Morro das Pedras, no Sul da Ilha, que está fechado desde o dia 27 de junho por causa dos constantes furtos e roubos. No Morro da Cruz, uma árvore caiu após uma tempestade em dezembro de 2016 e ainda obstrui parte do acesso ao mirante, que também está abandonado pelo poder público e transmite insegurança. O mesmo acontece no morro da Lagoa da Conceição, que não sofre manutenção e tem um busto vandalizado. Em contrapartida, o mirante da Praça Hercílio Luz, adotado por uma construtora, é exemplo do sucesso de concessão do espaço público.

A Ilha de Santa Catarina tem seis mirantes e diferentes realidades. Para alguns visitantes, esses espaços são o primeiro contato com a cidade. Foi assim com o bancário paulista Cleber Barreira, 28, que aproveitou para recarregar as baterias ao lado da filha Júlia, oito anos, no mirante da Lagoa da Conceição.

“Fui aconselhado a não permanecer aqui quando estiver deserto e, principalmente, durante a noite. Também percebi o vandalismo no monumento e senti a falta de um banheiro”, comentou o visitante de São Paulo.

A insegurança sentida pelos moradores também atinge os turistas. O fechamento do acesso ao mirante do Morro das Pedras, pelo Retiro Vila de Fátima – proprietário da área -, foi um pedido de socorro dos responsáveis. A coordenadora do retiro, Edneia Romão, disse que foram mais de 20 ocorrências entre furtos e roubos desde o começo de janeiro.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 22/07/2017)