Antiga sede da Fecam, em Florianópolis, será anexo da Biblioteca Pública de Santa Catarina

Antiga sede da Fecam, em Florianópolis, será anexo da Biblioteca Pública de Santa Catarina

Antiga sede da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), o prédio histórico de dois andares na esquina da rua Victor Meirelles com a praça 15, no Centro, deverá funcionar como um anexo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. O projeto está sendo elaborado pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), que administrará o espaço. A expectativa é que até outubro deste ano o acervo de livros e periódicos catarinenses seja realocado no casarão. “Queremos ter uma biblioteca acessível, bem no Centro da cidade, e o prédio merece ser recuperado”, afirma o presidente da FCC, Rodolfo Pinto da Luz.

Construído em meados do século 19, o prédio foi inicialmente a sede da Companhia de Polícia. Tombado pelo município na década de 1980, o imóvel não é utilizado desde 2012, quando a Fecam saiu dali e devolveu o espaço ao governo do Estado. Abandonado, hoje o prédio sofre com pichações e reboco caindo sobre a calçada.

De acordo com Rodolfo, serão necessários reparos no prédio, mas sem grandes obras. A ideia de criar ali um espaço de cultura surgiu da FCC, que solicitou ao governo a permissão para administrar o imóvel.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 07/07/2017)