Com trégua da chuva, prefeitura fecha parte das centenas de buracos em Florianópolis

Com trégua da chuva, prefeitura fecha parte das centenas de buracos em Florianópolis

Após sete dias de chuva ininterrupta, Florianópolis amanheceu nesta quinta-feira (1º) com centenas de buracos de todos os tipos e tamanhos. Sinalizadas ou escondidas, as crateras estão espalhadas pela Ilha e pelo Continente. Difícil é encontrar um motorista que ainda não tenha caído em uma dessas armadilhas. O especialista em logística Walter Lemes, 60, precisou ter habilidade para escapar dos buracos no bairro Córrego Grande. A Secretaria de Infraestrutura informou que utilizou nesta quinta-feira 50 toneladas de asfalto quente e frio. A promessa é de que os trabalhos continuem até sábado (3).

Atrás de uma lata de tinta ou de um galho de árvore, sob um cavalete ou ainda engolindo um cone, os buracos fazem a festa dos mecânicos e borracheiros. “Além de prestar atenção nos pedestres, ciclistas e em outros veículos, agora não podemos descuidar dos buracos. Não conheço outra cidade com tantas crateras e depressões com acumulo de água”, lamentou Walter.

Desde as primeiras horas, a prefeitura de Florianópolis colocou a sua usina para trabalhar e produziu 20 toneladas de asfalto frio para oito das 12 intendências do município. Além disso, uma empresa contratada trabalha com duas equipes colocando 30 toneladas de asfalto quente compactado.

O diretor de operações da Secretaria de Infraestrutura, Daniel Schoroerder, explicou que as equipes têm o apoio da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), que faz o controle do trânsito. “As intendências estão trabalhando em suas regiões e hoje (quinta) concentramos os esforços nas avenidas Beira-Mar Norte, Gustavo Richard e na Via Expressa Sul. São 80 pessoas em função da operação, que terá continuidade nesta sexta-feira (2) e neste sábado (3)”, afirmou.

Daniel contou que a prefeitura também fez uma compra emergencial de 600 sacas de asfalto, de 25 quilos cada, para que os intendentes andem com as sacas nos veículos para a recuperação imediata. A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri Ciram, prevê que a chuva deve retornar neste domingo (4) e segue pela próxima semana.

Norberto faz geometria e balanceamento mensalmente

O servidor público Norberto Cidade, 62 anos, todos os dias sai de São José para trabalhar no Norte da Ilha, em Florianópolis. Para fugir da fila e também para abastecer o carro, ele faz o caminho pelo bairro Estreito, onde os buracos começaram a aparecer e se estendem até Canasvieiras. O resultado é uma visita mensal no serviço de geometria e balanceamento.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 01/06/2017.