15 mar Falso guia de turismo é detido na Via Expressa, em Florianópolis
Nesta segunda-feira, um dos falsos guias de turismo que atuam de maneira irregular na Via Expressa, entrada de Florianópolis, foi preso. Ele não tinha autorização para exercer a profissão.
O homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no acostamento da Via Expressa. Ele é um dos que apareceu na reportagem do Jornal do Almoço que foi ao ar no fim de fevereiro e tratou dos falsos guias de turismo. Nelson da Mata usava um “certificado” de guia que não era regular. A ação da PRF foi motivada pela perturbação que essas abordagens causam no trânsito no local. Ele foi conduzido à delegacia e assinou um termo circunstanciado. Segundo a polícia, exercício ilegal da profissão é uma contravenção penal, não crime. O homem ainda será ouvido pela Justiça.
A Secretaria de Turismo explica que a prefeitura não tem vínculo com nenhum guia. Nesta terça-feira pela manhã, na Via Expressa, havia outro homem abordando ônibus de turismo. Ele tinha um alvará de operador turístico concedido pela prefeitura. No entanto, com esse alvará, é permitida a elaboração e venda de pacotes de turismo, mas não o trabalho de guia. Hoje, no estado, há 332 guias credenciados para esse trabalho. A prefeitura diz que pretende fazer uma campanha de conscientização com as operadoras para que não parem naquele espaço e só contratem o guia que for regularizado.
( Hora, 14/03/2017)