07 mar Gean Loureiro faz articulação para destravar a duplicação da Via Expressa
(Por Rafael Martini, Diário Catarinense, 07/03/2017)
O prefeito Gean Loureiro embarcou na segunda-feira a tarde para Brasília, acompanhado do deputado federal Jorginho Mello (PR). Nesta terça ambos terão uma audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, do mesmo partido do parlamentar catarinense. Em pauta, mais uma tentativa de destravar a duplicação da Via Expressa (BR-282), único acesso à Ilha de Santa Catarina.
Atualmente, passam pelo local cerca de 180 mil veículos por dia. E os congestionamentos, antes restritos ao início da manhã (sentido Ilha) e fim de tarde (sentido continente), agora são comuns a qualquer hora do dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
O assunto é tratado pelo Dnit de Santa Catarina como prioridade desde 2010. Pelo menos dois editais para a contratação da empresa responsável pela obra chegaram a ser anunciados, até um projeto em 3D já foi apresentado, mas na prática os trabalhos nunca saíram do papel.
O custo é estimado em cerca de R$ 500 milhões e prevê a construção de pelo menos mais uma pista de cada lado, com via exclusiva para ônibus e melhorias nos acessos das marginais.
Gean está otimista com a possibilidade após as conversas preliminares com Brasília. Mesmo que não seja a duplicação dos sonhos, acredita que sairá da reunião desta terça-feira com sinal verde para que algumas melhorias comecem rapidamente. A articulação política ficará a cargo do deputado Jorginho Mello, que tem trânsito livre no Ministério dos Transportes.