Santa Catarina aposta no turismo religioso

Santa Catarina aposta no turismo religioso

Procissões do Nosso Senhor dos Passos reuniram mais de 100 mil fiéis no Estado no último fim de semana.

O turismo religioso em Santa Catarina é dos mais importantes produtos turísticos a serem desenvolvidos no programa de segmentação turística que a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte deflagra neste ano. O público registrado neste último final de semana, nos festejos de Nosso Senhor dos Passos, tanto na Capital, quanto no interior, mostrou a força deste atrativo no fomento do turismo interno, principalmente, e também nacional. Quase 100 mil fiéis tomaram as ruas de Florianópolis e Imaruí, no Sul do Estado, ambas cidades de colonização açoriana, onde a tradição da procissão do Nosso Senhor dos Passos é mantida há mais 200 anos.

Em Imaruí, na região turística Encantos do Sul, 50 mil pessoas são recebidas durante o ano para as festas religiosas. A festa do padroeiro da cidade, São João Batista, acontece em junho. No ponto alto da Quaresma, com uma programação de dois dias, que culmina com a procissão do Nosso Senhor dos Passos, Imaruí registra um grande número de turistas em hotéis e pousadas. As visitas à gruta da beata Albertina Berkenbrok e à igreja matriz de São João Batista também movimentam a economia local nos feriados e finais de semana. Em Florianópolis, as ruas do centro histórico ficaram lotadas, mais de 20 mil fiéis seguiram a imagem do Senhor dos Passos na realização da 243ª edição do evento religioso. “O turismo religioso é um importante segmento na promoção do turismo dentro de Santa Catarina e no mercado nacional, afinal ícones da fé com a Santa Paulina, trazem visitantes de todo o Brasil para o seu santuário na cidade de Nova Trento”, argumenta o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Investimentos no segmento
O apoio do Funturismo e do Funcultural às procissões do Senhor dos Passos e outros festejos religiosos em Santa Catarina faz parte da política de incentivo para o desenvolvimento deste segmento. Entre 2008 e 2009, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte já investiu R$ 1,6 milhões em eventos, infra-estrutura e equipamentos turísticos direcionados ao segmento. Os recursos são provenientes dos fundos de incentivo ao turismo e à cultura. “Os novos acessos ao complexo onde está o santuário de Santa Paulina são resultado de uma importante obra de infra-estrutura para que Santa Catarina receba melhor o turista que em todos os anos nos visita movido pela fé. Somos um Estado onde a presença dos imigrantes é forte também pela religiosidade, temos patrimônios históricos e culturais associados a esse tema que nos permitem estruturar um grande produto turístico religioso”, afirma o secretário Gilmar Knaesel.

(Acontecendo Aqui, 31/03/2009)