30 mar Fórum Criatividade e Imagem da Cidade discute futuro de Florianópolis
Primeira oficina acontece nesta segunda-feirana CDL de Florianópolis.
O fórum visa discutir a paisagem da cidade e unir os talentos criativos de Florianópolis para propor novos rumos de desenvolvimento urbano. Participam dos encontros instituições públicas e privadas da cidade e do estado.
Provocar um amplo debate na sociedade e propor idéias inovadoras para agentes públicos e privados é outra meta do Fórum. Quem constrói esta cidade? Por que os prédios são tão parecidos e sem graça? Como humanizar e integrar construções, população e paisagem de forma sustentável? São questões a serem discutidas no Fórum, que será permanente e deve reunir cerca de 20 instituições – públicas e privadas – de Florianópolis em suas oficinas mensais.
“Vamos procurar dar nossa contribuição de forma criativa. A urbanização de Florianópolis tem que ser à altura de suas belezas naturais”, salienta Anita Pires, presidente da FCC (Fundação Catarinense de Cultura). “Tecnologia, cultura e turismo. Vocações de cidades criativas que Florianópolis possui. O objetivo é aproveitar este potencial”, completa Pires. A iniciativa da FloripAmanhã pretende trabalhar estas vocações em projetos novos, viáveis, com potencial para indicar um novo rumo na estética urbana de Florianópolis.
O Fórum faz parte do projeto Floripa 2030, processo de construção de estratégias para Florianópolis que a FloripAmanhã coordenou em 2008 com a participação de 84 entidades. Através do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, a Associação e as demais instituições participantes cobrarão o cumprimento das diretrizes do Floripa 2030 por parte do poder público.
Com a iniciativa do Fórum permanente, a FloripAmanhã procura mais uma vez contribuir para fiscalizar e apontar rumos para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente de Florianópolis.
(Ricardo Macuco, Acontecendo Aqui, 30/03/2009)