10 out Campanha para incentivar uso da bicicleta
O bairro dos Ingleses será a sede do projeto piloto de ampliação das ciclovias da Capital. Será lançada hoje, às 18 horas, no Restaurante A Casa, na avenida Dom João Becker, a campanha “Pedala Ingleses”, que prevê uma série de ações preparatórias a um passeio ciclístico na região marcado para o próximo dia 12 de novembro. De acordo com recente pesquisa do Instituto Mapa, 70% da população do bairro, com 40 mil habitantes, possui bicicleta, mas não utiliza o meio para locomoção por falta de espaço adequado. “Nossa intenção é implantar não apenas ciclovias na cidade, mas ciclo faixas, começando pelo bairro, para garantir a efetiva circulação dos ciclistas”, declarou o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Ildo Rosa.
A previsão é de que o trecho no eixo central de Ingleses deve estar pronto até o final do ano. Já as obras de ciclo faixas na avenida Hercílio Luz, até a avenida Mauro Ramos, no bairro Santa Mônica, margenado o mangue, e a ligação entre Ingleses e Canasvieiras têm prazo de conclusão até julho de 2007.
O presidente do Ipuf lembra que a cultura do automóvel levou o trânsito da Capital ao colapso. “A mobilidade urbana não-motorizada é uma demanda urgente, precisamos investir em outros meios de transporte, inclusive hidrovias, a serem incluídas no novo plano diretor”, afirmou. Atualmente existem 200 mil veículos em Florianópolis, ou seja, um automóvel para cada dois habitantes. “Só perdemos para Brasília”, alertou o presidente do Ipuf.
Uma das áreas mais críticas da cidade é a avenida Beira-mar Norte, projetada para receber 24 mil veículos e que recebe hoje 49 mil. “Outros gargalos são as saídas das pontes nos sentidos insular e continental”, declarou Rosa. Ele lembra que o custo/benefício das ciclovias é tão importante que as obras de implantação podem ser consideradas de baixo custo.
(Gisa Frantz, A Notícia, 10/10/2006)