27 mar Projeto de lei redefiniu os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
O plantio de um ipê-amarelo marcou o final da solenidade em que o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) sancionou ontem, no auditório da prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, o projeto de lei que redefiniu os atuais limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e instituiu o chamado Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e de Terras de Maciambú, que abrange nove municípios.
O parque, a maior unidade de conservação no Estado, ocupa aproximadamente 1% do território de Santa Catarina, com uma extensão de 87.405 hectares. Para o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), a sanção da lei que prevê as mudanças no parque trará desenvolvimento e prosperidade, em especial para a Baixada do Maciambú, onde estão situadas as praias do município.
– Queremos criar polos tecnológicos, universidades e implantar um turismo de qualidade. Queremos atrair o investidor e não o invasor, que apenas degrada o meio ambiente – disse.
Para o governador Luiz Henrique da Silveira, está sendo redesenhado um novo futuro para o Estado. Para ele, a melhor maneira de proteger o meio ambiente é através do efeito didático, ou seja, transformar os parques em centros de excelência turística, com visitação educacional, despertando a consciência ecológica.
Depois de 33 anos de reivindicação, com mais de 3 mil reuniões e quatro anos de debate, o líder do Movimento Pela Recategorização do Parque da Serra do Tabuleiro, Renato Sehn, era um dos mais emocionados na solenidade. Para o empresário, foi uma vitória de todos aqueles que acreditam em um futuro melhor para as novas gerações.
(DC, 27/03/2009)