27 mar Presidente da FATMA participa de solenidade para sancionar nova área do Parque da Serra do Tabuleiro
Após o ato, Murilo Flores manteve encontro com o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, para definir ações conjuntas com o órgão de meio ambiente do município
Durante pronunciamento na solenidade que marcou a entrada em vigor da Lei nº 347/08, que regulamenta a nova demarcação do Parque da Serra do Tabuleiro, o presidente da FATMA, Murilo Flores, garantiu recursos financeiros para revitalizar a unidade de conservação (UC). O governador Luiz Henrique presidiu o ato realizado na prefeitura de Palhoça, e que contou com a presença do prefeito, Ronério Heiderscheidt, do secretário regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina, dos deputados estaduais Sérgio Grando e Marcos Vieira, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades.
“Vamos transformar o Parque da Serra do Tabuleiro numa referência entre as seis unidades de conservação administradas pela FATMA. Contamos com recursos próprios para a melhoria das instalações”, garantiu Murilo Flores, que após a solenidade realizou um sobrevôo pelo parque acompanhado do diretor de Proteção de Ecossistemas, Gilvani Voltolini e por oficiais da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Depois do vôo, o presidente Murilo Flores manteve encontro com o prefeito Ronério Heiderscheidt na sede do pelotão da Polícia Militar Ambiental sediado no parque.
Durante o encontro, o prefeito Ronério manifestou apoio irrestrito às iniciativas que a FATMA irá promover, destacando que existem mais de 12 mil alunos na rede de ensino palhocense com potencial de serem beneficiados por programas de educação ambiental que serão desenvolvidos na área. Como resultado do encontro, ficou acordado que a FATMA irá promover reunião de trabalho com a municipalidade por meio da Fundação do Meio Ambiente de Palhoça para identificar pontos prioritários para ações conjuntas que serão desenvolvidas. A abertura do Centro de Visitantes e a revitalização de suas instalações estão na agenda de discussão. Também estavam presentes no encontro o comandante da Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Eliésio Rodrigues, o tenente coronel Silvio Hernani Fernandes, comandante do 16º Pelotão de Palhoça, o diretor de Proteção de Ecossistemas, Gilvani Voltolini, o diretor administrativo da FATMA, Jânio Constante, o procurador-jurídico da fundação, Luiz César Pereira, o Gerente das Unidades de Conservação Ambiental, Arno Gesser Filho, e o Chefe do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Alair de Souza.
(Fatma, Adjori/SC, 27/03/2009)