25 mar Copa do Mundo de 2014 e a importância dos estádios
Da coluna de Cacau Menezes (DC, 25/03/2009)
Mais do que a infraestrutura de uma cidade acessos, hotéis, aeroportos , o que interessa para a Fifa, numa Copa do Mundo, são os estádios onde a bola vai rolar e o mundo vai ver. Cacau foi informado, por pessoas ligadas à Fifa, que poderemos ficar de fora da Copa de 2014 por falta de estádio. O Figueirense apresentou seu projeto, muito lindo, da nova arena, mas faltou dizer onde iria buscar o dinheiro. Quem vai pagá-lo. Um banco? Qual banco? Empresas? Quais empresas?
Em nota publicada ontem, no seu site, o Figueirense, como proprietário do novo estádio, desmente a minha informação e diz que cumpriu integralmente os requisitos exigidos pela entidade, inclusive encaminhando cópia do contrato, já assinado, com a empresa parceira que irá construir e financiar o seu estádio, mas que ele não diz quem é, e que o processo de seleção de grupos investidores privados deve estar em curso até o dia 31 de julho deste ano. Ué, já tem o parceiro com a fortuna para a obra ou não?
Sem essa garantia, nada feito. Nenhum clube, hoje, no mundo tem R$ 150 milhões para construir estádio. E falta um mês para a Fifa anunciar as cidades. A briga é com a Fifa, então, não comigo. Só estou alertando.