Parque da Lagoa do Peri terá consulta pública

Parque da Lagoa do Peri terá consulta pública

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) fará nos dias 8 e 10 de novembro consulta pública para reavaliação e adequação do Parque Municipal da Lagoa do Peri à Lei Nº 9.985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.

A consulta ocorrerá, no dia 8, na Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (rodovia SC-406, 6.050, Armação do Pântano do Sul) e, no dia 10, no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha (rodovia Baldicero Filomeno, 7.792, Ribeirão da Ilha). Em ambos os casos, a partir das 19 horas.

A consulta está sendo organizada pelo Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC).  Informações podem ser obtidas pelo telefone 3237-5660.

Parque 

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é a maior unidade de conservação do município de Florianópolis. Estima-se que após a aprovação do Projeto de Lei que será encaminhado à CMF em breve, o parque dobre de tamanho, ganhe novos limites e nova categoria.

Situa-se no Sul da Ilha, junto às praias da Armação do Pântano do Sul e Morro das Pedras, distante 24 km do Centro de Florianópolis. Possui uma superfície de 20,3 km² e abriga o principal manancial superficial de água potável da Ilha.

A Unidade foi criada para proteger o manancial hídrico da bacia da Lagoa do Peri, preservar fauna, flora e a paisagem, visando a propiciar o desenvolvimento social crescente da comunidade nativa e realizar, por meio das condições peculiares de sua paisagem natural, atividades educativas, de lazer e de recreação.

O parque é escolhido por muitas famílias para seu passeio de fim de semana, pois, além de oferecer área de lazer estruturada, pode-se ter o prazer de tomar banho de lagoa, contemplar a natureza e passear por trilhas, aprendendo sobre o solo, a vegetação e a fauna típica da região.

 

* Ano de criação: 1981

* Acesso: Gratuito

* Área: 20,3 km²

* Localização: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, n. 3150. Bairro Armação do Pântano do Sul.

* Fauna e Flora: Abriga grande biodiversidade de fauna e flora por ser um cenário natural que serve de sítio de abrigo, alimentação e reprodução de muitas espécies.

* Equipamentos: Parque infantil, academia ao ar livre, passarela para acesso de cadeirantes à lagoa, Trilhas: Caminho da Gurita, Trilha do Curumim, Caminho Guarani, Caminho do Saquinho; pedalinhos, caiaques e stand ups durante a temporada de verão (aluguel)

* Horário de funcionamento: das 7 às 19h – todos os dias

* Atrações: eventos e exposições conforme o calendário de cada ano

* Como chegar: Saída dos ônibus: Terminal do Rio Tavares. Linhas: Costa de Dentro, Costa de Cima e Pântano do Sul

* Contato: (48) 3237-5660 ou através do e-mail fdepuc@gmail.com

*Estacionamento: gratuito – Capacidade para cerca de 100 carros.

(Prefeitura de Florianópolis, 27/10/2016)