13 set Fórum traz reflexões sobre a formação profissional na área de gastronomia
O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia realizou na última segunda, 12 de setembro, o Fórum Cidade Unesco da Gastronomia: Reflexões sobre a formação profissional e proposta de qualificação colaborativa na Faculdade Senac Florianópolis.
“Foi uma experiência muito rica e inédita. Instituições de ensino e o mercado discutindo o que a cadeia produtiva da gastronomia necessita na formação dos seus recursos humanos. Dessa forma, vamos qualificando o setor e gerando riqueza e trabalho para o destino Floripa”, comenta Anita Pires, presidente da FloripAmanhã.
O evento buscou socializar as necessidades de formação profissional, alinhadas com os princípios do programa e com o mercado de trabalho e, a partir dessa socialização, compor o conteúdo programático da formação que irá nortear as ações de qualificação voltada ao Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia.
O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.
Grupo Gestor
O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).