19 ago Pratos da culinária tradicional Catarinense tem receitas validadas no Projeto Saberes e Sabores de SC
O Projeto Saberes e Sabores de SC – vinculado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia realizou encontro para validação das Fichas Técnicas (receitas) de três pratos tradicionais da gastronomia catarinense. A degustação foi feita por representantes do Grupo Gestor do Programa, chefs e convidados nesta terça-feira (22/08), na Faculdade Senac de Florianópolis. Outros sete pratos passarão pelo mesmo processo, em mais dois encontros nas próximas semanas.
Os pratos foram selecionados em pesquisa realizada com chefs locais e apresentados no Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de Santa Catarina. Neste primeiro encontro, foram validades as fichas técnicas validada dos pratos: Tainha Recheada, Anchova Escalada/Grelhada e o Peixe Frito com Pirão. A preparação dos pratos foi orientada pela pesquisadora e professora Silvana Muller, da faculdade Senac, conforme o jeito de fazer tradicional, de acordo com seus mais de 15 anos de pesquisa com comunidades locais.
Esta validação da receita e do modo de preparo tradicional é uma maneira de manter viva a culinária típica dos catarinenses. O projeto Saberes e Sabores de SC prevê a certificação dos restaurantes locais, e um dos critérios para obter o Selo será a inclusão no cardápio de pratos tradicionais preparados conforme a ficha técnica, garantindo que turistas e moradores conheçam os pratos típicos conforme são preparados tradicionalmente. Nada impede que os restaurantes também ofereçam variações “à moda do chef”. As receitas validadas no Projeto também devem fazer parte de uma publicação.
Ainda passarão por esta etapa de validação de fichas técnicas pratos da culinária do interior e culinária contemporânea de Florianópolis.
Com o objetivo de valorizar a gastronomia regional, agregando valor e pondo em destaque a culinária mais expressiva do Estado, os pratos selecionados são:
- Culinária do Litoral: peixe frito com pirão, tainha recheada, anchova grelhada/escalada;
- Culinária do Interior: galinha ensopada, marreco recheado, entrevero;
- Culinária Contemporânea de Florianópolis: ostra, caldos de peixe e de camarão, polvo crocante, casquinha de siri e camarão.
Utensílios valorização da gastronomia regional
Ao mesmo tempo que o Projeto Saberes e Sabores de SC valida as receitas tradicionais, estão sendo trabalhados também o design de utensílios para valorizar a apresentação destes pratos da gastronomia regional. O Núcleo de Inovação Cultural (CEART/UDESC), através da disciplina “Prática Projetual em Design Industrial 4″, está reunindo estudantes e professores para propor ajustes e novas criações para os utensílios criados colaborativamente na Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato, realizada em julho de 2015. Após o feedback de chefs locais, o objetivo agora é que estas peças fiquem mais funcionais para o dia a dia das cozinhas. Paralelamente, o designer Marcelo Resende irá construir uma proposta alternativa de design para outros dois pratos do Projeto.