Câmara de Florianópolis amplia área de proteção ambiental na Galheta

Câmara de Florianópolis amplia área de proteção ambiental na Galheta

A Câmara de Florianópolis aprovou nessa terça-feira (2) novos limites para a Unidade de Conservação do Morro da Galheta, ampliando a área de proteção e regularizando o uso sustentável do espaço que passará de 141 hectares para 237,1 hectares. A área protegida foi estendida desde o limite com a praia Mole até a Fortaleza da Barra.

“O aumento da área legalmente protegida e a correta qualificação vai possibilitar o desenvolvimento do turismo sustentável, servindo também para impedir o avanço do crescimento urbano irregular na região da Fortaleza da Barra”, defendeu o vereador Pedrão (PP), autor da proposta.

Distante 16 quilômetros do Centro de Florianópolis, a praia da Galheta possui sítios arqueológicos com inscrições rupestres, oficinas líticas, afiadores e utensílios de pedra, marcos da presença de povos nesta área há cerca de seis mil anos, além de abrigar espécies nativas.

Bastante utilizada para lazer, trilhas ecológicas e até observações agronômicas, a Unidade de Conservação vinha enfrentando diversos problemas para desapropriação de terrenos anteriores à sua criação, em 1990. O fim do impasse veio com a proposta de recategorização, permitindo a propriedade privada dentro dos limites desde que atenda às questões ambientais, figurando como Área de Relevante Interesse Ecológico e de uso sustentável.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 03/08/2016.