27 abr Arquivo Histórico de Florianópolis cataloga acervo
Leis, decretos, portarias e publicações da prefeitura de Florianópolis, e da antiga Desterro, estão sendo catalogados. Uma diversidade de documentos datados a partir de 1726, estão sendo higienizados, catalogados e etiquetados por uma equipe de estudantes de arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse trabalho está sendo realizado desde 2014, e tem o objetivo de conservar as publicações que estão sob a salva guarda do Arquivo Histórico.
O decreto Imperial datado de 20 de março de 1823, de Dom Pedro I , que elevava a Vila de Nossa Senhora do Desterro a categoria de Cidade, é um dos documentos mais valiosos, em termos históricos, pois neste decreto, Dom Pedro I informa que a Vila de Desterro passa a ter os mesmos foros e privilégios das demais cidades do império. O documento encontra-se bem conservado e foi feita uma transcrição do conteúdo do decreto, que fica exposto junto com uma cópia do documento no hall entrada do arquivo histórico, localizado na Praça XV de Novembro, esquina com Tiradentes, n.º 180.
O Arquivo Histórico é um órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis, criado pela Lei Municipal nº 4.491 de 14 setembro de 1994, sendo inaugurado no dia 19 de dezembro de 1995. Está subordinado à Secretaria da Cultura. Com guarda dos documentos históricos de vários órgãos da Prefeitura municipal de Florianópolis e cabe ao Arquivo histórico organizar estes documentos para deixá-los disponíveis aos pesquisadores, estudantes e a população em geral. Atualmente as visitas para pesquisas devem ser agendadas pelo telefone 3228-6821 ou pelo e-mail: arqfloripa1994@gmail.com.
Além de documentos o arquivo possui muitas fotos, livros, fitas VHS e recortes de jornais. Para a servidora Rita de Cássia Matos, cada caixa que tem ali é uma verdadeira viagem no tempo. As estudantes de arquivologia que estão realizando o trabalho de catalogação do acervo são, Helena Menine, Julhy Dolato, Andressa Gevaerd e Fernanda de Lima Moraes.
(Prefeitura de Florianópolis, 26/04/2016)